web analytics software

Merrill Lynch lança índice global de emissões


O banco americano de investimento Merrill Lynch apresentou hoje um novo índice de referência global para emissões de carbono, o MLCX Global CO2 Emissions Index. De acordo com comunicado, o índice tem por objetivo prover os investidores com critérios claros e eqüitativos no crescente mercado global de emissões de gás carbônico.


O MLCX Global CO2 Emissions Index é baseado em contratos estabelecidos de acordo com o esquema de transação de emissões da União Européia (UE) e do Protocolo de Kyoto (acordo internacional para reduzir emissões de gases-estufa). O novo índice proporciona aos investidores exposição aos dois esquemas, ponderando seu valor de acordo com sua relevância no mercado global de emissões.


Além disso, os mercados de permissões de emissão da União Européia e de redução certificada de emissões também podem ser acessados individualmente através do MLCX EUA Index e do MLCX CER Index, respectivamente.


No comunicado, a equipe do Merrill Lynch destaca ainda que pretende aumentar o número de instrumentos subjacentes no índice, à medida que o mercado global de emissões for crescendo.


"Os pesos dentro do novo índice de emissões MLCX Global CO2 são baseados na liquidez de instrumentos subjacentes, um importante elemento para os investidores que buscam ganhar exposição em um mercado novo e de crescimento acelerado", explica Francisco Blanch, chefe da divisão de pesquisa em commodities globais do Merrill Lynch. As informações são da Dow Jones.

.